segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Volta às aulas

Hoje é dia de volta às aulas. Pelo menos para a Fernanda, minha filha de onze anos.
Como estava chovendo e era impossível ir de bicicleta, fui levá-la de carro.
Quando chegamos na frente da escola ela disse:
“Primeiro dia de aula, dá um friozinho na barriga!”.
Foi o suficiente para uma volta ao passado. Lembrei dos meus primeiros dias de aula. Realmente dava um friozinho na barriga.
Primeiro na pré-escola e primário, para rever os amigos, e por que nessa idade, a escola ainda é o melhor lugar para se divertir.
No ginásio as coisas mudam um pouco, mas ainda dá aquela expectativa de rever os amigos e claro e principalmente começamos a procurar as amigas!
No Vocacional em algumas voltas a aula esse friozinho tinha um nome: Tânia Ribeiro de Barros!
No colegial (sim, colegial!) já é um pouco diferente. No primeiro ano você já se acha uns quatro anos mais velho que dois ou três meses atrás, quando saiu do Ginásio. Todos tem aquele ar superior sobre os “pirralhos” que ainda estão naquela fase.

As paqueras então; se multiplicam, impossível colocar nomes.
Para mim essa mudança teve uma diferença peculiar. Depois de anos, desde o maternal, descendo para a escola (eu morava no quinto andar do prédio, já que meu pai era diretor/propietário da mesma), eu comecei a “ir” para a aula como todos, pelas ruas. Sensação muito engraçada!
Termina o colegial. Você pensa que nunca mais vai sentir aquela sensação gostosa, pois está virando adulto, e adultos não tem tempo para essas coisas.

Lêdo engano! Na faculdade, em todos os semestres também dava aquele friozinho, porém diferente.
Nessa época, o “friozinho” já tinha outro nome e agente se encontrava durante as férias!



Fotos da entrada do Liceu Eduardo Prado, pela Rua Tabapuã.
Só comecei a entrar por aí em 1972, no 1º científico (Científico?!?! isso é coisa de "véio"!).
Na foto de baixo a seta indica o Victor Andrade, que se achou nela, retocou e me mandou de volta.

.

2 comentários:

Unknown disse...

Oi Silvinho ,
Que sensação gostosa.
Como era bom rever as amigas e conhecer as novas amigas .
E saber quais seriam os novos professores...falar mal do sapato deles ou da barriga .. rsrsr...
quanta fofoca!
Conhecer os meninos e escolher para qual eu iria fazer charme rsrs Ah ... tempos bons !Comprar o material novo , escolher as capas dos cadernos ... a cor das pastas ,dos lápis ,rsrsr..Ficaria horas escrevendo, relembrando...
Obrigada ,
bjo.. eliana cagnin.

Unknown disse...

grood