quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Estória ou história - mêdo de avião...

Em 1973, quando eu tinha 16 anos, fiz uma viagem para a América do Norte com meus pais e meu irmão.
Nosso amigo Luis Barros (Stella Barros) nos colocou num avião fretado pela firma dele, saindo do Rio para Miami.
Era uma excursão de adolescentes como eu!
Imagine: mais de 100 moleques e principalmente “molecas” no avião.
Para os saudosistas: era um Boeing 707 da “falecida” Braniff.
Meia hora depois da decolagem eu já estava pra cima e pra baixo, “azarando" (como se diz hoje) as meninas.
Conheci algumas, que depois encontrei no Hotel Everglades , hotel da Braniff, onde ficavam suas tripulações e onde a Stella Barros colocava suas excursões. Ficamos lá por uns cinco dias.
Foi um vôo muito interessante, pois o avião decolou ao meio dia do Rio (ah!... eram Cariocas...) e voamos durante o dia, com céu claro.
Lá pelas tantas o comandante deixou que a “criançada” entrasse na cabine, sempre de cinco em cinco, para mostrar como funcionavam os instrumentos, etc (Hoje, eu até me lembro da cena do filme “Apertem os cintos...”, do comandante com a criança na cabine, hahaha!).
Mas voltando a 1973; como eu falava um pouco de inglês, fiquei lá, a pedido dele, para servir de interprete (“êta” Cel-Lep!), e claro, era mais um pretexto para conhecer as meninas.
Mas o motivo deste “post” foi o que aconteceu no fim das nove horas de vôo.
Estava indo para meu lugar, para sentar e colocar o cinto, quando uma menina muito bonita, com quem já tinha conversado antes por um longo tempo, segurou na minha mão e pediu para eu sentar do lado dela, pois ela tinha medo na hora do pouso. E assim ficamos até o avião parar.
Anos mais tarde, o Belchior lançaria a musica “Medo de avião” com uma história diferente, mas com o mesmo contexto (medo, avião e segura minha mão!)
É isso aí. A ficção vira história e vice-versa.
Ah... O nome dela: Gisele...
e eu a encontrei depois em Miami.


Belchior, "Medo de avião"

Um comentário:

silvio macedo disse...

Será que ele foi de avio para o Uruguai?!