quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Estória ou história? - Dumbo, o Professor de Wind-surf

Em 1978 ou 79, a novela “Água viva” da Globo, popularizou o wind-surf.
Meu amigo Beto Penna foi um dos pioneiros do esporte. Depois de apanhar muito, ficou craque, inclusive em competições.
Eu aprendi e até fazia direitinho, mas só com vento fraco!
Passamos aquele Verão fazendo Wind-surf (além do futebol, taco na praia e um "pouco" de paquera, hahaha!).
Na verdade já vínhamos praticando antes da novela ir ao ar.
Alguns anos depois, conciliando minha prática com a facilidade que tenho em ensinar, tive a honra de ter
como aluno de Wind-surf o meu ídolo Thomaz Koch, no lago do Hotel.
A história que vou contar aqui aconteceu em Ilhabela, 1986.
Eu já havia aposentado minha prancha, mas estava na Praia do Julião, perto da Feiticeira e um rapaz tentava de toda maneira praticar Wind, ou melhor, ficar em cima da prancha!
Cheguei perto e comecei dar uns toques:
“Levanta a vela assim, se posicione deste jeito, use a mão esquerda para isso, a direita para aquilo, etc”.
O cara deve ter pensado: “O que esse gordo tá falando, não deve nem saber como ficar em pé na prancha!”.
Quando ele se cansou e estava tirando a prancha da água, pedi permissão para dar uma voltinha, já que o vento estava ideal para quem estava fora de forma.
Ele concordou e deve ter pensado: “Quero ver o Dumbo na prancha!”.
Com a água abaixo do joelho, eu subi na prancha com a vela em pé e saí deslizando prá cima e prá baixo, lembrando dos tempos das Cigarras com o Penna.
Quando voltei, sequinho, depois de alguns minutos, o rapaz confessou que não acreditava que eu sabia andar de Wind-surf.
Não precisava dizer. Eu vi na cara dele!

Abaixo: Em 1979 o Penna mostrando a categoria entre São Sebatião e Ilhabela.
As dificuldades: Vento forte e as ondas.

Agora eu no lago do Hotel, com uma amiga na "garupa"(1980).
A amiga Cláudia, velejando no lago do Hotel com graça e leveza em 1982. Diferente deste que vos escreve: pesado e sem graça!
(Para ver as fotos em tamanho maior, clique na foto com o botão esquerdo do mouse, e depois para retornar, clique na seta verde no canto esquerdo superior da tela)

Nenhum comentário: