segunda-feira, 11 de maio de 2009

Fim de semana em Sampa (1) - Clube Pinheiros

Fim de semana passado fui a São Paulo passear.
É mesmo! Enquanto os Paulistanos vão para o interior curtir a natureza e estranhar como nós, do interior vivemos sem Shopping Centerers, lojas 24 horas, McDonald’s, etc. O caipira aqui vai matar saudades da “capitár”.
Toda vez que chego lá pelos lados do Itaim, fico espantado, lembrando do tempo que eu ia de bicicleta até perto do Rio Pinheiros e via o inicio da construção da Marginal.
Onde eram os campos de futebol (Marítimo, Flor do Itaim, Marechal, Itororó, Canto do Rio, entre outros), existe hoje o Parque do povo. Não pude ir lá, mas me disseram que está muito bom.
Isso é conversa e sinal e de que estou ficando velho!
Passei pela Nova Faria Lima, vi o túnel que fizeram na Cidade Jardim e o prédio construído onde ficava o Liceu Eduardo Prado.
É claro que muita coisa mudou, mas muitas continuam do mesmo jeito:
No Frevo do Shopping Iguatemi, O Tião, garçom que me atendia na Oscar Freira há mais de 35 anos, continua firme e forte.
O Cabeleireiro Ringo, está lá.
Fui ao Clube Pinheiros e ali sim, apesar das modernas instalações construídas nos anos 80 e 90, continua com a cara e o clima de quando eu era criança.

O laguinho perto do tênis continua lá, o bar da piscina, mesmo reformado, me levou ao inicio dos 60, quando meu irmão Albertinho, na época do horário de verão, me levava no clube a tarde depois da escola com direito a um lanche com o novo refrigerante recém lançado: Pepsi - cola!
Almocei com minha cunhada Stella e encontrei vários sócios e funcionários da época em que freqüentava o clube.
Realmente foi uma volta deliciosa ao passado, num lugar que apesar de se modernizar e se adaptar ao progresso, ainda tem recantos bucólicos e jardins super bem cuidados.
Voltei tanto no tempo que até senti aquele clima de quando freqüentava o clube (desde que nasci até 1982), e a ansiedade que tinha quando chegava ao clube entre 77 e 79, corria para as quadras de tenis para jogar e principalmente encontrar uma amiga especial: a Vera!


1971, Quadra construída para a Davis nas quadras 13 e 14. Nastase jogando e ao fundo o Shopping Iguatemi
1967, Piscina do Pinheiros, vista do bar reformado no último ano.
Essas árvores hoje estão enormes!
.

Nenhum comentário: