terça-feira, 21 de abril de 2009

Questão ética e moral: poder pode...mas não deve!

Quando eu era criança e até a adolescencia, morei no 5º andar do prédio da escola do meu pai em São Paulo, o Liceu Eduardo Prado.
Era uma escola grande com mais de 3.000 alunos e ele (meu pai) tinha fama de disciplinador e realmente o era.
Lembro que para “ir” ou “vir” da escola eu usava as escadas e não o elevador, já que este era só para os Professores e funcionários.
Já na época do Ginásio Vocacional, eu e meus amigos íamos almoçar no Shopping Iguatemi e na volta, eu entrava pela Rua Tabapuã e não pela Jacurici, esta só para professores e funcionários.
Claro que eu poderia descer de elevador e poderia entrar pela Jacurici (o que encurtaria o caminho), mas pela educação que meu pai me deu, e pelo senso ético que por sorte tenho até hoje, sem nenhuma imposição paterna, eu me comportava como um aluno igual aos outros. Sentiria-me mal, tirando proveito da minha posição de “filho do dono”.
Por que estou contando isso?
Guardando as devidas proporções, no caso das passagens aéreas, os Deputados e Senadores dizem que tudo foi feito dentro da lei.
Isto é podiam... mas não deviam!
Nenhum deles se sente mal ou constrangido!
Dentro da lei, porém, sem ética e moral!
Para rimar:
CARAS DE PÁU!
O prédio do Liceu.
A entrada da Jacurici à esquerda e a Rua Tapapuã à direita. No 5º andar do prédio maior, nosso apartamento.

2 comentários:

Unknown disse...

Prezado "Filho do Dono", parece que é cada fez mais raro e "demodê" encontrar pessoas com retidão de caráter e senso de ridículo.

Espero que minhas filhas Giovanna e Virginia, mirem-se nos bons exemplos que ainda podemos dar.

Abraços brasilienses (É isso aí, de Brasília mesmo)

Guilherme

lucia disse...

Tinha acabado de ler sobre um caso de pedofilia na Bahia onde sabida e comprovadamente o réu "compra" a justiça e se ri do fato, parece que a ele é permitido cometer crime hediondo, pois tem dinheiro e poder....e assim "la nave và", poucas pessoas ainda se chocam com alguma coisa, tudo é novela e pizza.Poder não pode e nem deve.